Importação direta de fabricas da China.
O comércio evoluiu muito nos últimos anos e grande parte disso se deve ao surgimento do e-commerce, que rompeu barreiras territoriais e tornou os negócios mais acessíveis e globalizados. Os marketplaces assumiram o papel de verdadeiros shoppings virtuais e inúmeros fornecedores com uma infinidade de produtos agora podem ser encontrados em um só lugar.
Dentro desse novo cenário, os produtos da China viraram uma verdadeira febre aqui no Brasil, não apenas pela facilidade de acesso no mercado internacional, mas pelo menor preço oferecido.
Lojistas brasileiros e fornecedores chineses passaram a ter uma relação cada vez mais próxima (e lucrativa), tornando essa uma das melhores opções para quem quer entrar nesse mercado.
Como importar da China.
O processo é simples mas não é fácil. Primeiramente é importante salientar que importação com fins comerciais só pode ser feitas por empresas, então ter um CNPJ é obrigatório, mesmo que for um MEI, mas precisa ter CNPJ. Depois a sequência resumida é encontrar um fornecedor de confiança, pagar os impostos, fretes e demais custos de importação e pronto, a mercadoria pode chegar na sua empresa em uns 20 dias se for utilizado transporte aéreo ou 90 a 120 dias se a forma de transporte for marítima. Mas é preciso muita cautela durante o período de negociação, uma vez que o pagamento é antecipado e se torna arriscado quando a compra não é feita com fornecedores confiáveis.
A melhor maneira de procurar bons fornecedores é através de uma consultoria de importação.
Os preços dos produtos não incluem frete e imposto. Alguns até incluem o frete, mas uma dica é sempre pedir o valor sem frete, pois é bem melhor negociar o frete no Brasil, diretamente com um agente de cargas.
No caso dos impostos brasileiros, estes variam de acordo com o tipo de produto, podendo totalizar de 35% até mais de 100% do valor total dos produtos no país de origem. No caso de comprar diretamente de fabricantes chineses, existe um limite mínimo para a compra, que pode variar de 50 a 1.000 unidades, dependendo do item, mas existe a possibilidade de comprar apenas uma amostra para conhecer melhor o produto antes de revender para o seu público.
Recomenda-se efetuar o pagamento por transferência bancária mas, cuidado, nunca mande dinheiro para um fornecedor que você não tenha confiança.
Para se ter confiança em um fornecedor, recomendamos contratar inspeções físicas, ou seja, visitas nas fábricas, somente assim é possível verificar se tudo o que foi demonstrado no website do fabricante é verdadeiro.
Existem formas de pagamento como western union ou outros meios expressos, mas não se engane, importação empresarial é regulamentada pelo banco central, consulte sempre um profissional da área, como um despachante aduaneiro ou consultoria de importação para organizar suas operações.
Em relação ao imposto, este é pago quando a mercadoria chega ao Brasil, com débito em conta através do Siscomex/Radar.
Uma dica é encontrar o fator de multiplicação, ou seja, qual a diferença em termos percentual do custo dos produtos lá no país de origem até o custo total, sabendo que são acrescidos entre uma ponta e outra, fretes, seguros, despesas e impostos. Assim fica muito mais fácil calcular rapidamente e estimar os custos antes de comprar. Para se obter esse fator de conversão é preciso fazer uma simulação de custos real.
Veja algumas dicas que podem ajudar você na hora da negociação:
Apresente bem sua imagem.
É importante que você crie uma apresentação em inglês para que fique bem claro para o fornecedor chinês que você é um importador e não alguém que quer apenas pesquisar preços. Em muitos casos, fornecedores chineses se recusam a informar preços a novos compradores por acharem que são concorrentes.
Limite para um único produto à cotação de preços.
As chances de receber propostas falsas de fornecedores é muito alta quando você pesquisa vários itens, por isso, defina um único produto de cada vez.
Comece pelo pedido de orçamento.
Lembre-se: é essencial para o sucesso de resposta você anexar a apresentação de sua empresa e escrever em inglês. Não insira qualquer link ou formulários online, chineses possuem navegadores próprios que geralmente bloqueiam links estrangeiros. Esqueça o Facebook, Blogger, Google+ e similares.
Vantagens e desvantagens de importar produtos diretamente de fabricantes chineses.
Vantagens.
O processo de negociação é feito diretamente com o fabricante, o que possibilita a redução dos preços da compra, além de evitar mal-entendidos, principalmente relacionados às informações técnicas do produto;
Conhecimento do fabricante e do seu histórico de venda, o que estabelece certa confiança no processo de compra;
Resolução de problemas no embarque, qualidade dos produtos pode ser resolvido rapidamente quando a negociação é direta, o que facilita disputas e ou definição de compensações.
Desvantagens.
Na maioria dos casos, os fabricantes possuem uma linha de produtos específicos, o que limita a escolha dos compradores quanto à variedade de itens. Como é o caso do segmento de materiais de construção, maquinário e informática, o que exige que lojistas tenham que concentrar suas compras em mais de um fornecedor;
Muitos fabricantes não têm licença e experiência para atuar no aeroporto e porto e podem surgir problemas com a carga;
Como a venda é diretamente com o fabricante, evitar intermediários pode não ser vantajoso em certos casos, como para micro e pequenas empresas, que muitas vezes buscam uma quantidade menor do que aquela exigida pelo fornecedor.
Veja também: Quanto tempo leva o transporte da China para o Brasil?
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